Popularmente chamado de vôo de lift pelos pilotos, este tipo de vôo é praticado em Canoa Quebrada, é o mais comum e mais fácil, praticado no mundo todo. Consiste em aproveitar o desvio para cima que o vento faz ao passar por uma montanha e utilizar a corrente ascendente resultante para permanecer voando sem perder altura. Em Canoa Quebrada estas correntes se produzem no cordão dunar e nas falésias localizadas de frente para o mar. Esta localização oferece aos seus visitantes uma fantástica visual da geografia da região rara e exuberante.
O funcionamento do Parapente é fácil entender, já que é um tipo de planador e, conseqüentemente, não possui propulsão - ele está sempre descendo se o ar não se move verticalmente. Neste caso, o ar está se movendo para cima forçado pela saliência da falésia criando uma espécie de colchão de ar que serve de sustentação extra para o parapente.
Uma vez que está ventando, a velocidade em relação ao solo é muito baixa quando o piloto voa contra o vento tornando o vôo de lift muito suave e agradável. Imagine você pendurado no céu apreciando as belezas do litoral de um maravilhoso final de tarde, num vôo absolutamente liso e confortável. Dá para passar todos os momentos de sua vida em revista numa hora destas.
Além do mais, o vôo de paramente é um esporte ecologicamente correto, utilizando apenas o vento sem queima de combustíveis nem emissão de ruídos.